domingo, 7 de junho de 2009

Decisões

A wise man makes his own decisions, an ignorant man follows public opinion
- Ditado chinês

Dizem que o melhor esconderijo é aquele debaixo do nariz de quem procura. Aquilo que os ditados chineses fazem, tal como a sua filosofia, é colocar a descoberto as mais flagrantes das verdades. E é por isso que sempre fui um grande fã do pensamento deste povo. Da sua cultura. Conseguem colocar as coisas mais simples num plano cheio de beleza e raciocínios acutilantes.

Já falei várias vezes na procura pelo caminho certo, pelo "bom combate", pelo trilho justo. E posso dizer também que estes ditados funcionam como um mapa. Como um indicador que nos mostra a saída. Fazem-nos lembrar as pequenas coisas que esquecemos. Fazem-nos pensar, ver com a mente, quando as emoções nos cegam.

Tal como o ditado que escolhi como introdução para este post, a maioria deles fala, ou insinua, sobre a importância de tomarmos as rédeas da nossa vida. Tomarmos as nossas próprias decisões. Quem não o fizer agora, dificilmente deixará de andar pelas pegadas dos outros.

Não há nenhum destino sem ser aquele que nós fazemos.

Eu sou o Homem do Meio. lín bié zèng yán. Até um dia.

1 comentário:

Baltazar disse...

"dêem-me o material e construirei uma casa; dêem-me opinião própria e eu escolherei o meu destino."

Wise words Middles ;)

abraços