segunda-feira, 16 de março de 2009

...luta hoje para não teres de lutar mais...

Tétis, mãe de Aquiles, ao saber que a armadura do seu filho teria sido capturada pelos inimigos troianos, implorou ao deus Hefaestus que forjasse uma substituição. Segundo Homero, o escudo seria largamente ilustrado, representando tanto as coisas mundanas, da Terra, como os signos do Zodíaco.

Das várias interpretações sobre os motivos do escudo, há uma que me suscitou interesse.
Preenchido com ilustrações sobre a vida quotidiana de qualquer cidadão, o escudo serviria, não só para proteger o seu portador, mas também para relembrar todos os soldados sobre aquilo que estariam a proteger. A vida que teriam se dali saíssem vivos. Mas acima de tudo, a paz.

O facto de estarem a lutar com o objectivo de recuperarem a sua antiga vida junto dos seus entes queridos, significava o lutarem para não o terem de fazer mais.

Luta hoje para não teres de lutar outra vez


E agora pergunto...não é isso que fazemos todos os dias? Não lutamos por uma vida melhor, estável, sem problemas, sem guerras ou conflitos? Não estaremos nós a lutar para que um dia não o tenhamos de fazer?

Na minha opinião, um "claro" adequa-se perfeitamente. Eu luto para mudar aquilo que está mal. Quem sabe um dia não tenha de o fazer mais.

Eu sou o homem do meio. Eu tenho um escudo de Aquiles. Até um dia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nobre ideal para um guerreiro. Espero que sempre traves o Bom Combate! Abraços Nocturnus